Perguntas Frequentes

  1. Por que usar calhas?
    O uso de calhas previne ou evita os seguintes fatores:
    • Umidade nas paredes junto ao chão, o que provoca rápida decomposição da pintura e do material que é feito a casa, formando uma faixa de tonalidade diferente na parede da edificação;
    • Apodrecimento dos beirados das construções;
    • Danificação dos jardins ou calçadas, formando buracos onde caem os pingos dotelhado;
    • Coleta das águas da chuva e armazenamento das mesmas em cisternas para sua reutilização como água de serviço.
  2. Preciso contratar um profissional especializado para instalar BELLACALHA?
    Não. Os acessórios que compõe o sistema permitem que com ferramentas gerais (furadeira, chave de fenda e serra de arco) se faça a instalação. Além disso, dentro de cada barra de calha há um manual que orienta como fazer a instalação.
  3. A tinta não vai descascar ou desbotar, pois sabe-se que é difícil fazer pintura sobre alumínio?
    Não. As chapas são pintadas anteriormente à conformação, através de um processo industrial que garante maior qualidade ao produto final. É utilizada pintura a base de poliéster, com resistência a raios ultravioleta, o que garante que o produto mantenha suas características de cor e brilho ao longo do tempo.
  4. Este produto é adequado para regiões à beira-mar ou com alta salinidade?
    Sim. A pintura que o produto recebe passa por testes de salt-spray (teste de salinidade), garantindo resistência para regiões com alta salinidade.
  5. Quais as cores que o produto é fabricado?
    Marrom, Branco, Bege e Cinza.
  6. A fita adesiva usada na emenda e no terminal não vai descolar ou deteriorar com o tempo?
    Não. A fita VHB (Very High Bond) é um desenvolvimento da 3M para a indústria aeronáutica, civil e náutica. Possui resistência mecânica e à ação dos raios ultravioletas e infravermelhos, além da insolubilidade da cola na presença de água. Além disso, o alumínio usado na emenda é mais maleável o que lhe confere maior poder de moldagem sobre a calha.
  7. Por que passar silicone nas emendas e no terminal, a fita por si só não faz a vedação?
    A fita tem capacidade de fixação e vedação. Porém, a posição na qual a pessoa está instalando estes acessórios, algumas vezes não dá acesso visual total, podendo ficar uma pequena fresta ou bolha de ar.

    A utilização do silicone é justamente para evitar vazamentos devido a deficiências da instalação, mantendo com isso a qualidade e confiança total na colocação do produto.
  8. Posso usar o suporte de fixação a uma distância maior do que a recomendada?
    Não. O suporte deve ser instalado de 60cm em 60cm para que mesmo em situações em que a calha fique cheia de água, por um eventual transbordamento, não haja excesso de esforço pelos suportes e evitar a formação da chamada “barriga”, que acarretará o deposito de água na calha, transformando-se em criadouro de mosquitos (dengue).
  9. Como é feita a junção de um tubo de descida com o outro, ou dos tubos com as curvas?
    Os tubos de descida possuem, na extremidade, um afunilamento para que encaixem um por dentro do outro, ou por dentro da curva. As curvas possuem um lado mais fechado que o outro, permitindo que sejam encaixadas por dentro do tubo, ou por dentro da próxima curva. O encaixe deve sempre obedecer ao percurso da água, ou seja, a curva de cima por dentro do tubo, que vem logo abaixo, o tubo por dentro do próximo tubo, etc.
  10. Como prevenir entupimentos por folhas?
    Dispomos de um acessório, que é um ralo, que instalado na calha com descida (bocal), impede a entrada de folha nos tubos, permitindo, porém, o fluxo contínuo de água pelos tubos de descida.